top of page
lindin. 2.jpg

LINDINALVO NATIVIDADE

ne-263-educacao-fisica-capoeira-1.jpeg

“Um dia um grande amigo, ele me disse assim: - vamos jogar Capoeira, vamos lá brincar. Muiiiiita gente conheci. Aí foi que eu entendi. A Capoeira ela veio pra me ajudar. Tu não sabe o valor... você não sabe o valor que a Capoeira tem!”.

Cantiga de Capoeira

 

      Sou capoeirista da cidade de Barra Mansa/RJ. Conheci esta mistura de jogo/luta/canto/dança/cultura e arte, ou como gosto de chamar essa moça feiticeira aos meus dezesseis anos e nela permaneço até hoje. Estudei em Escola Pública toda a Educação básica. Por conta dessa moça feiticeira iniciei o curso Educação Física no Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, onde se iniciou o desejo de pesquisar a Capoeira, com o trabalho de conclusão de curso (TCC) “A atuação do profissional de educação física em relação às lutas no ambiente escolar. Ênfase na Capoeira”. Mais tarde, outras pesquisas vieram como “A Capoeira nas escolas municipais de Barra mansa, hoje um passo, amanhã uma realidade.” e “A Práxis Capoeirana: um jogo de saberes na formação docente em educação física”.

      Em 2010 iniciei o Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana – UERJ, pesquisando programas de políticas públicas de Capoeira em especial o CAPOEIRA VIVA, e programas de Salvaguarda como VIVA MEU MESTRE. Concluí em 2012 com a dissertação “Capoeirando eu vou: Cultura, memória, patrimônio e política pública no jogo da capoeira”, que em 2014 foi publicada como livro.    

              

      Atualmente curso o Doutorado com o projeto de pesquisa: “Diálogos entre a Capoeira e a Educação Física escolar. Aproximações e distanciamentos no que se refere ao saber/fazer” cujo objetivo geral é pensar nos possíveis diálogos entre o saber/fazer da Capoeira e os cotidianos da educação física escolar discutindo racismos e preconceitos ainda existentes no imaginário das pessoas envolvidas no processo e suas relações.

capa_do_livro.jpg
bottom of page